quarta-feira, 22 de julho de 2015

Elásticos utilizados na confecção de lingeire

Oi meninas,

Agora é a vez dos elásticos utilizados na confecção de lingerie.

Elástico tipo bico de pato ou crochê - é muito usado para confeccionar calcinha, sutiã sem bojos e até base de sutiã. Com ele você faz a primeira costura tensionando um pouco pelo lado direito do tecido e avesso do elástico. Depois dobra e rebate a costura por dentro na galoneira ou zig-zag.



Elástico chato:usado para base de sutiã, alças de sutiã  e alças para tanguinhas. Existe de várias larguras e marcas:
- número 7, bem fininha. Usado  em alças de pijamas e camisolas; 
- números 10 e 13 - Usado em  base do sutiã  e alças. 
 -número 18. Usado para alça em  sutiã reforçado. Estou usando no sutiã 3 tiras...fica lindo!



Elástico largo decorado :ele vem com desenhos e em várias cores, fica exposto em cós de calcinhas, cuecas, tangas e até em base de sutiã.



Vies tipo México ou debrum - usado para confeccionar calcinhas, sutiãs, pijamas e camisolas. Diferente do modelo bico de pato, o viés México possui um acabamento diferente, pois é costurado dobrado ao meio, geralmente, com aparelho que tenha tensor e em galoneira, mas pode ser costurado sem aparelho, bem como em máquina de costura doméstica ou industrial que tenha zig zag. Possui várias numerações:  14,15,16 e até 20, que é o mais largo e muito usado em cós de calcinhas.



Elástico cru : tem de várias larguras, usado em cós de cuecas e os mais finos pode ser colocado nas pernas de calcinhas infantis, embutidos. 


Abutilon: é um elástico com babados, não tem sustentação; pode ser colocado na parte de cima do bojo para decorar e fazer detalhe em calcinhas...fica divino!



Viés de arco ou aro: usado na parte debaixo do bojo, esconde a costura da overloque na base do bojo. Possui uma abertura para colocar o aro dentro; tem várias marcas e de um lado possui um elástico que acompanha as curvas do bojo, facilitando a costura na pespontadeira ou reta. Tem um outro que usei muito,  ele é mais largo tem uns furinhos marcando se deve costurar .eu chamava de 
Viés reto de pluma -  é reto, felpudo e mais rígido. Usado em espartilho para colocar a barbatana. 



Beijos e até mais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário